quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cursos Raízes Culturais · Ministra da Cultura entrega insígnias da Ordem do Mérito Cultural




Na noite de ontem (5), a cultura brasileira foi celebrada em toda sua diversidade e com muita arte. Artistas das mais diferentes linguagens, intelectuais e instituições que contribuem com a cultura brasileira foram agraciados com as insígnias da Ordem do Mérito Cultural (OMC). A OMC é realizada anualmente pelo Ministério da Cultura (MinC) ,e sempre acontece no dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. Neste ano, chegou a sua 19ª edição. Trata-se da maior condecoração da cultura brasileira.


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, chanceler e presidenta do conselho da OMC, entregou as insígnias a 37 premiados. "Na diversidade dos agraciados, temos um retrato da nossa diversidade cultural", salientou a ministra. Ao lado de Marta, estiveram os Secretários de Cultura do Estado e do Município de São Paulo, Marcelo Araújo e Juca Ferreira, representando o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Fernando Haddad. A ANCINE foi representada pelo diretor-presidente, Manoel Rangel.


Do setor audiovisual, foram condecorados o cineasta Roberto Pires (in memoriam) e o ator Antônio Fagundes, ambos na classe Grã-Cruz; o ator e diretor Antonio Abujamra e a produtora Lucy Barreto, na classe Comendador; a autora de TV Maria Adelaide Amaral foi condecorada na classe Cavaleiro; e os cineastas Cacá Diegues e Maurice Carlos Capovilla foram promovidos à classe Grã-Cruz. A OMC deste ano também homenageou a artista Tomie Ohtake e o arquiteto Oscar Niemeyer (in memoriam). O público presente, por diversas vezes, aplaudiu de pé os agraciados.

Momento especial para a Cultura Brasileira


Para uma plateia que tomava completamente o Auditório Ibirapuera, onde aconteceu a cerimônia, Marta apresentou as diretrizes do Ministério da Cultura: a inclusão social dos brasileiros por meio da cultura, a internacionalização da cultura brasileira (ampliação do soft power do Brasil) e a aprovação de leis estruturantes para o andamento das políticas culturais.


A ministra falou sobre o Vale-Cultura, que será lançado pela presidenta Dilma e pela ministra da Cultura no próximo dia 12 de novembro; explicou o funcionamento dos CEUs das Artes, a promulgação do Sistema Nacional de Cultura e da PEC da música, que visa baratear o custo de CDs e DVDs de música; afirmou que, através de editais, o MinC tem levado o acesso aos meios de produção cultural para afrodescendentes, indígenas, artistas da Amazônia (entre outros); e citou eventos que tornaram a cultura brasileira mais conhecida no exterior como o Ano do Brasil em Portugal, Mês do Brasil na China e a homenagem que o Brasil recebeu na Feira do Livro de Frankfurt, recentemente.

Por tudo isso, Marta considerou que "o momento é especial para a Cultura no Brasil."

A cerimônia

Toda a premiação foi permeada por apresentações artísticas que homenagearam e trouxeram um pouco da obra de alguns agraciados para a festa. Apresentaram-se artistas como Denise Stoklos; Elisa Ohtake - neta da homenageada; o Grupo Parlapatões; Sônia Muniz e Sergei de Carvalho – viúva e filho de Eleazar de Carvalho; o violinista Nathan - formado no Centro Cultural Cartola - e Quarteto Lado a Lado; o ator Ailton Graça, que além de ser mestre de cerimônias, ao lado da atriz Julia Lemmertz, interpretou uma Crônica de Rubem Braga; o cantor Renato Braz com o violonista Mário Gil. O final da festa ficou por conta da Escola de Samba Vai – Vai que apresentou o samba "Tranquilo com a Vida" composto por Niemeyer aos 103 anos.

OMC

A cada edição da Ordem do Mérito Cultural, uma ou mais personalidades ou instituições são escolhidas para receber homenagem especial, tornando-se ao mesmo tempo o tema dessa condecoração. No site do MinC, todos podem indicar pessoas ou entidades, nacionais ou internacionais, com relevantes contribuições à cultura brasileira. Encerrado o período de contribuições, os nomes sugeridos são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito. Desde 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes - Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro-, assim como 60 instituições receberam a medalha sem grau das classes.
Confira a lista completa dos condecorados no site do Ministério da Cultura.
(Texto: AsCom/MinC)




Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário