segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cursos Raízes Culturais · Festival UFC de Cultura começa nesta segunda em Fortaleza


Sexta edição do festival será realizado de 18 a 22 de novembro.
Universidade Federal do Ceará promove atividades artísticas e acadêmicas.

Orquestra Contemporânea de Olinda (Foto:
Divulgação / Beto Figueiroa)

A sexta edição do Festival UFC de Cultura começa nesta segunda-feira (18) com o tema “Multiculturalismo e Raízes”, em Fortaleza. O evento traz uma programação com atividades artísticas e acadêmicas até 22 de novembro. No primeiro dia de festival, haverá uma palestra com o fotojornalista paraibano Augusto Pessoa, da revista National Geographic, na Casa Amarela, e outra com a professora doutora Ria Lemaire, da Universidade de Poitiers (França), especialista em Literatura de Cordel, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará(Mauc).

Além da programação acadêmica, todas as noites do festival a Concha Acústica da Reitoria receberá atrações a partir das 18 horas. Nesta segunda-feira (18), estão marcadas as apresentações do Coletivo Fertinha , da banda VATZ, da cantora Lídia Maria e da Orquestra Contemporânea de Olinda (PE). Nos outros quatro dias de festival, farão shows Felipe Cazaux,UFC Oré Anacã, Os Transacionais, Leite de Rosas e Os Alfazemas, Orquestra Eleazar de Carvalho, Capitão Eu & Os Piratas Vingativos, Davi Silvino, Caio Castelo, It Girl, Felipe Cordeiro, Sombrinha e Simoninha.
saiba mais
UFC estuda possibilidade de mudar sigla por causa de torneio de MMA
Campi da Federal do Ceará iniciam atividades em 2014 em duas cidades

No VI Festival UFC de Cultura, o artista plástico Descartes Gadelha será homenageado com uma exposição da retrospectiva da sua obra no Mauc, com destaque ao trabalho inédito de uma série de pinturas sobre meninos de rua realizada nos anos 1980. Para a edição deste ano, estão programadas oficinas de fotografia, de dança popular e tribal fusion dance, contação de histórias, áudio e produção de rádio, além de uma intervenção artística sensorial e interativa no Bosque Moreira Campos, no Centro de Humanidades II, no Bairro Benfica.
Simoninha (Foto: Alexandre Durão/G1)

Durante a semana, também estarão presentes o cartunista gaúcho Adão Iturrusgarai (Aline) e o quadrinista carioca André Dahmer (Os malvados) que participarão de mesa-redonda sobre a função social e o papel crítico do humor na pós-modernidade. A mídia alternativa e a democratização da comunicação também serão assunto de seminário com Felipe Peçanha, do grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), e Pedro Rocha, do Coletivo de Comunicação Nigéria.

O teatro também faz parte da programação com a intervenção em formato de peça teatral Debates Póstumos, texto de José Evangelista e direção de Rebeka Lúcio, do Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência. O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno sediará a apresentação do espetáculo Loa, dramaturgia de Ricardo Guilherme e direção de Ghil Brandão, ambos professores do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFC.

Veja a programação completa do Festival UFC de Cultura

Serviço:
VI Festival UFC de Cultura – Multiculturalismo e Raízes
De 18 a 22 de novembro de 2013
Local: Campus Benfica da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Entrada franca



Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário