quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cursos Raízes Culturais · Artistas comemoram aprovação do curso de teatro na Unifap


Artistas realizaram cortejo e lotaram o auditório do Conselho Universitário.
Cursos de administração e engenharia civil também foram aprovados.

Curso poderá ser implantado na Unifap a partir de 2014 (Foto: John Pacheco/G1)

Artistas de vários segmentos culturais do Amapá lotaram nesta terça-feira (12) o auditório do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), durante a votação que aprovou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de licenciatura em teatro, que poderá ser implantado na instituição a partir de 2014.
Professor Romualdo Palhano há mais de 20 anos
atua no teatro amapaense (Foto: John Pacheco/G1)

Mais 4 cursos tiveram os projetos aprovados: administração, ciências da computação, fisioterapia e engenharia civil. Os artistas caracterizados acompanharam a sessão nos corredores e alguns sentados no chão do auditório. Antes da votação, eles realizaram um cortejo pela Rodovia JK até a instituição.

O professor Romualdo Palhano, pós-doutor em teatro, que atua há mais de 20 anos na área, contou que esta é a quarta tentativa de aprovação do projeto. “Após essa aprovação, vamos trabalhar na implantação do curso, que além de formar o professor, vai oferecer uma larga abertura para a expressão cultural no Amapá, formando profissionais de dança e interpretação para atender a esse déficit nas escolas estaduais”, explicou Palhano, que é autor do livro Teatro no Amapá.
Atriz Alice Araújo atua na Companhia Cangapé de
Teatro (Foto: John Pacheco/G1)

A atriz Alice Araújo, de 28 anos, integrante da Companhia Cangapé de Teatro, destacou o crescimento da cultura teatral no estado. “Nos últimos anos, a produção cresceu muito, com a abertura de conselhos culturais e companhias. A questão da graduação é necessária, pois influenciará diretamente na produção do conteúdo trabalhado no Amapá”, comemorou Alice.

A partir da aprovação do PPP, os cursos começam a ser estruturados e haverá abertura de processo seletivo para a contratação de professor. Muitos que já estão na instituição serão aproveitados nos novos cursos, como é o caso do docente Mário Mendonça, que poderá ocupar uma cadeira no curso de administração. Ele afirmou que em pesquisa realizada dentro da Unifap, administração foi o curso mais solicitado.

“A vontade de ter o curso é grande por parte de professores da Unifap que estão aptos a formar este novo colegiado, além de ser um clamor há muito tempo aqui na instituição em uma área que cresce no Amapá”, destacou Mendonça.
Artistas ocuparam o auditório do Conselho Universitário da Unifap (Foto: John Pacheco/G1)



Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário