terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cursos Raízes Culturais · Curadores do BAFICI e Festival de Roterdã assistem a filmes brasileiros no Rio de Janeiro


Programa Encontros com o Cinema Brasileiro continua no próximo dia 29 com representante do Festival de Berlim


Eduardo Valente, assessor internacional da ANCINE, e Gerwin Tamsma, curador do Festival de Roterdã, no CCBB

Os curadores Gerwin Tamsma, do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, e Javier Porta Fouz, do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, na Argentina, assistiram no final da última semana a uma seleção de filmes brasileiros recém finalizados. As sessões, realizadas entre os dias 6 e 9 de novembro no Rio de Janeiro, deram início à terceira edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores - MRE, que tem trazido ao Brasil os programadores dos principais festivais internacionais de cinema do mundo para assistirem a sessões exclusivamente preparadas para eles durante o período de escolha da programação dos eventos.



Gerwin e Javier assistiram no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB a projeções dos longas-metragens "Exilados do Vulcão", de Paula Gaitán; "São Silvestre", de Lina Chamie; "Periscópio", de Kiko Goifman; "Casa Grande", de Fellipe Barbosa; "Amor, Plástico e Barulho", de Renata Pinheiro; "A Vizinhança do Tigre", de Affonso Uchoa; "Com os Punhos Cerrados", de Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti; "Eu Não Sou Daqui", de Luiz Felipe Fernandes e Alexander Baxter; "Rio Cigano", de Julia Zakia; e "Aprendi a Jogar com Você", de Murilo Salles. Ambos receberam ainda do Assessor Internacional da ANCINE, Eduardo Valente, uma série de outros filmes brasileiros, em DVD.



Responsável pela programação do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Gerwin Tamsa falou sobre a importância de um programa como o Encontros com o Cinema Brasileiro: "Eu percebo que o cinema brasileiro vive um momento bastante interessante. E para nós curadores, ter a oportunidade de ir a um país específico e poder assistir em sequência a uma série de filmes facilita bastante as nossas vidas. Em casa eu sempre tenho uma quantidade enorme de filmes para assistir e distrações diversas, então fica mais difícil encontrar momentos tranquilos para assistir aos filmes com a mesma concentração."



Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, Christoph Terhechte, curador da Seção Fórum do Festival de Berlim, na Alemanha, vai assistir a uma lista de filmes selecionados no Museu da Imagem e do Som - MIS, em São Paulo, encerrando a terceira edição do programa. A lista para essa segunda etapa será divulgada até o dia 20 de novembro. Na primeira edição, em junho, e na segunda, em setembro, o programa já trouxe ao Brasil os curadores dos festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián, Roma, Havana, Amsterdam e Sundance.



Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais  acessecursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário