sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cursos Raizes Culturais: Pioneiro José Medina volta às telas em curso de cinema em Sorocaba




Carreira é relembrada como início do cinema brasileiro.

Academia Brasileira de Letras de Sorocaba propõe rua com nome do artista.

A história do cineasta José Medina foi recontada em cinco dias durante o curso "Cinema & Literatura - John Steinbeck entre a Literatura e o Cinema" para relembrar a carreira do sorocabano que é conhecido como o pioneiro do cinema brasileiro.

Participaram do curso na Academia Sorocabana de Letras, em seu Espaço Cultural CASA 52, os estudantes de cinema, jornalismo, literatura e letras e, claro, os amantes do cinema. "O nosso objetivo é relembrar esse profissional que mudou a história do cinema brasileiro", comenta o professor Paulo B. C. Schettino.

Em quatro horas diárias os participantes conheceram um pouco mais da vida de José Medina e da importância dele como percursor do cinema brasileiro. Essa é a segunda vez que o cineasta sorocabano é utilizado como objeto de estudo quando o assunto é o início do Brasil nas telas.

No ano passado, José Medina já foi tema de um curso: "Cinema & literatura - Deu Sorocaba na 'Cabeça' no CB! O Caso José Medina" e agora a Academia Sorocabana de Letras recomeça o movimento para relembrar a importância dele para o cinema. "Ele saiu à frente de muitos nomes lembrados hoje, como por exemplo, José Steinbeck, que fez produções após filmes de José Medina. Dois filmes inicia essa caminhada: "Exemplo Regenador" e "Fragmentos da Vida"


Paulo B. C. Schettino Relembra o pioneirisno do cineasta sorocabano José Medina (Foto: arquivo pessoal)

Início da história
José Medina adaptou o conto Norte-Americano "O guarda e o Hino" - de O. Henry - e abriu as portas do mundo para o Brasil com o "Fragmentos da Vida". "imagine um sorocabano na década de 20 ir para São Paulo, aprender a fazer cinema em uma produtora rudimentar, adaptar um conto norte-americano e ganhar o mundo. Não podemos deixar a memória desse escritor morrer esquecida, Sorocaba tem que se lembrar dos pinoneiros, das celebridades, das pessoas que mudaram a história, reescreveram os percursos do cinema", enfatiza Schettino.

De volta
O curso realizado em cinco dias é uma continuidade do tema "Cinema & literatura - Deu Sorocaba na 'Cabeça' no CB! O Caso José Medina" que contou a história do cineasta e a importância dele para a arte, "Seus dois únicos filmes foram preservados, “Exemplo Regenerador” e “Fragmentos da Vida”, e justo esse último é que nos fornece o elo para revisitar agora o duplo universo do imaginário do festejado escritor, jornalista, dramaturgo e romancista estadunidense, John Steinbeck – prêmio Nobel de Literatura de 1962", comenta ele.

John Steinbeck chega 30 anos depois com uma adaptação de "Fragmentos da Vida". O elo entre esses dois cineastas é tão grande que o professor Paulo B. C. Schettino faz alusões entre os dois escritores, José Medina como pioneiro e John Steinbeck como um seguidor do brasileiro "como Medina ele também adaptou o conto O Guarda e O Hino - de O. Henry - e escreveu 'Páginas da Vida', despontando décadas depois também para o cinema".

A Academia Sorocabana de Letras propõe até a criação de uma rua ou avenida com o nome de José Medina para que os sorocabanos não se esqueçam dele como alguém que abriu as portas do Brasil para o mundo do cinema.

Carreira
Paulo B. C. Schettino é graduado em física pela Universidade do Rio de Janeiro, técnico em cinema, fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação e pós-doutorado em Cinema.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/08/pioneiro-jose-medina-volta-telas-em-curso-de-cinema-em-sorocaba.html

Para saber mais sobre Cursos Raizes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário