terça-feira, 7 de maio de 2013

Cursos Raizes Culturais: Exposição carioca tem Godard como foco





Começa nesta terça-feira, dia 7, a exposição EXPO (R) GODARD – Viagens em Utopia, que exibirá diversos objetos representativos da carreira do diretor até o mês de julho no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro.

A exposição tem como foco as três últimas décadas de produção de Jean-Luc Godard e está organizada em temas como o olhar autoral do diretor, a “pirataria” de imagens e a experimentação no cinema utilizando suportes diversos. O evento ocupa três andares do local e conta com exibição de vídeos e totens interativos, além de uma mesa-vitrine com um livro confeccionado manualmente por Godard e uma edição rara da revista Cahiers du Cinéma.

Além da exposição, o evento também terá um ciclo de palestras sobre o diretor durante o mês de maio, contando com nomes como o crítico Ismail Xavier e o professor e escritor mineiro Mário Coutinho. Veja a lista completa de participantes:

Dominique Païni – Ensaísta e crítico de arte, dirigiu a Cinemateca Francesa entre 1993 e 2000, e é o curador da mostra.

Michael Witt – Pesquisador e curador inglês, especializado na obra de Godard, cinema francês, história do cinema, cinema experimental e avant-garde.

Adriana Fresquet – Argentina radicada no Brasil, mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, leciona na UFRJ.

José Carlos Monteiro – Jornalista, professor do curso de cinema da UFF e crítico de cinema, com atuação em vários jornais do país.

Ismail Xavier – Crítico, ensaísta, escritor e professor de cinema no Brasil e em universidades do exterior.

Mário Coutinho – Crítico, ensaísta e escritor mineiro, com dois livros sobre a obra de Godard, além de ter participado de inúmeras publicações.

Patrick Pessoa – Ensaísta, escritor e professor de filosofia na UFF.

Rodrigo Borges Carneiro – Advogado, especialista em propriedade intelectual, com mestrado nos EUA e doutorado na Inglaterra.

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do evento.

Se você é um profissional da arte se inscreva na agência virtual profissionaisdaarte.com

Para saber mais sobre Curta Metragem acesse cursosraizesculturais.com.br

fonte:http://www.cinemaemcena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário