quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cursos Raizes Culturais:Parque Anilinas ganha mural gigante em homenagem a Chorão



Grafiteiros da Capital e artistas locais participam da obra. O evento fez parte da comemoração do 64º aniversário de Cubatão

Nesta segunda-feira, 9 de abril, no dia em que completaria 43 anos, o cantor e compositor Chorão recebeu uma homenagem de quase cem metros de extensão: um mural produzido por grafiteiros da Capital e artistas plásticos locais no parque Novo Anilinas. O evento fez parte da comemoração do 64º aniversário de emancipação político-administrativa de Cubatão.

O muro, de três metros de altura, ao longo do playground, começou a ganhar cor e formas logo nas primeiras horas da manhã. Com pincéis, latas de tinta em spray e uma boa dose de criatividade, os artistas imprimiram seus traços formando o nome do cantor em letras gigantescas, ora envolvidas por índios azuis e de tangas com a bandeira do Brasil, ora com expressivos gatos e polvos que parecem ganhar movimento aos olhos do público.

“Chorão era nosso parceiro. Trabalhamos juntos”, disse o grafiteiro Chivitz, com as mãos tingidas de vários tons. “Chorão também curtia grafitagem. Por isso essa homenagem”. Chivitz não teve dificuldade em convencer os demais grafiteiros a descer a serra para homenagear o amigo. Eram tão próximos que trabalhou como ator coadjuvante no filme O Magnata, de 2007, que tem roteiro de Chorão. A película foi apresentada no cinema do parque, em sessão gratuita, no início da tarde.

Pai dos expressivos índios azuis, o grafiteiro Crâneo comentou que o trabalho coletivo era uma justa homenagem. “Mais um artista que se foi. Chorão foi importante não só para a Baixada. O grupo todo, aqui, admira seu trabalho”.



Chorão foi homenageado em Cubatão (Foto: Divulgação)

Moradores dos bairro Cota 200 e Pinheiro do Miranda também participaram da ação. Sob a orientação da artista plástica Fernanda Ságuas, cerca de 30 munícipes partiram para desenhos abstratos, resultado de trabalhos desenvolvidos no Atleliê Arte nas Cotas.

“Já pintamos 30 casas e 2 espaços públicos na Cota 200 e Pinheiro do Miranda, sempre envolvendo nos trabalhos a participação dos moradores que permanecerão nesses bairros após a transformação (urbanística)”, informou Fernanda. O ateliê funciona a partir de parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (CDHU) e concede bolsas aos que passam por curso de formação e integram grupo de multiplicadores. “Temos um novo grupo este mês”, completou Fernanda. O ateliê fica na Rua do Alojamento, 160, Fabril.

Se você é um profissional da arte se inscreva na agência virtual profissionaisdaarte.com

Para saber mais sobre Cursos Raizes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

fonte:http://www.diariodolitoral.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário