terça-feira, 9 de abril de 2013

Cursos Raizes Culturais: Ceará capacita prefeitos a buscarem novas fontes de recursos para seus projetos







Prefeitos estão mobilizados para seminário de capacitação

Todos os 184 gestores municipais no Ceará foram convidados para participar de evento que visa qualificá-los


Fortaleza. Os 100 primeiros dias de uma gestão municipal são importantíssimos não só para por a "casa em ordem", como se costuma dizer popularmente, mas, também, porque é hora de se fazer o primeiro balanço das tarefas, que servirão, sobretudo, de base para os próximos 1.360 dias de governo que se seguirão nos quatro anos completos de mandato. Observando a relevância desse momento inicial na administração pública municipal, e tendo em vista a melhoria da qualidade da gestão das cidades cearenses, será realizado o I Seminário Prefeitos Ceará 2013 - Cenários de Desafios e Oportunidades, nos próximos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Eventos, em Fortaleza.


Movimento de cooperação municipalista no Ceará tem se intensificado nos últimos meses. Seminário é mais um instrumento de fortalecimento desse processo FOTO: JL ROSA

O I Seminário Prefeitos Ceará 2013 - Cenários de Desafios e Oportunidades será realizado pela Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Prática Eventos, com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Fecomércio, Banco do Nordeste e Câmara municipal de Fortaleza; com apoio institucional da Fiec; e promoção do Diário do Nordeste.

Todos os 184 prefeitos dos municípios do Estado foram convidados para participar deste que será o primeiro encontro de grandes proporções visando capacitar os gestores dos municípios. Alguns deles estarão entre os debatedores como é o caso dos prefeitos de Fortaleza, Tauá e Sobral, respectivamente, Roberto Cláudio, Patrícia Aguiar e Clodoveu Arruda.

Abertura

O governador Cid Gomes vai abrir o seminário, que também contará com palestras do secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho; secretário de Planejamento do Estado, Eduardo Diogo; secretário das Cidades do governo estadual, Camilo Santana; presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt; superintendente do Banco do Nordeste, João Robério Pereira Messias; procurador da República, Alessander Sales; controlador do Tribunal de Contas do Município (TCM), Luiz Mário Vieira; professora do Instituto para Desenvolvimento de Consórcios (IDC), Regina Rego e representante da Controladoria Geral do Estado, João Melo.

Entre os temas a serem abordados no encontro inédito no Estado, o destaque é para assuntos diversificados que se destacam por serem extremamente importantes no contexto da administração pública atual como, por exemplo, os dos painéis: Financiamento e Captação de Recursos; Como cuidar da Imagem do Gestor Público e a sua Comunicação; Transição, Início de Mandato, Formação de Equipes e Gestão por Resultados; e Gestão Financeira, Legislação e Aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na opinião de Cid Gomes, a oportunidade será ideal para promover ações conjuntas entre as prefeituras municipais. "É preciso ter um consórcio na teoria e na prática, com os municípios organizados. A tônica da minha palestra provavelmente será nesse sentido: orientar a organização dos municípios em consórcio. O Ceará é pioneiro no Brasil na formação de consórcio de Saúde, por exemplo", destaca.

Transparência

Ele ressalta, ainda, que "é fundamental também que as prefeituras tenham mecanismos para saber a opinião da população, ouvindo a imprensa e as pesquisas de opinião. Queremos quebrar o polo da Capital e incentivar a criação de polos regionais, como hoje temos no Cariri, em Sobral, no Pecém", conclui.

Inserido nesse contexto social, o Diário também apoia a iniciativa com a elaboração de dois cadernos especiais sobre o tema, que serão publicados nos dias 12 e 19 de abril. "É uma forma de levar esse conteúdo para a população", explica o gerente Geral de Comercialização, Ruy do Ceará Filho.

Segundo ele, a ação já nasce com o objetivo de se tornar permanente como outras já apoiadas pelo jornal. "Procuramos mesclar na exposição dos painéis gestores públicos e da iniciativa privada. O evento está bem completo. Os painéis trarão temas absolutamente relevantes para os prefeitos. Como uma problemática muito grande, por exemplo, nos dias de hoje, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos", evidencia Ruy.

Quatro profissionais da redação do jornal participarão das mesas de debates, a editora do caderno Regional, Valéria Feitosa; o editor de Política, Edison Silva; e os colunistas Egídio Serpa e Roberto Maciel.

Mais Informações

Seminário Prefeitos Ceará 2013 - Cenários de Desafios e Oportunidades. Datas: 12 e 13 de abril, salas 7 e 8 Pavilhão Oeste/ Mezanino I, no Centro de Eventos

O que eles pensam

Traçando o melhor caminho para os municípios

"Cem dias é muito pouco para o início do mandato. O Seminário será muito importante pois 70% dos municípios está sob nova gestão. A grande maioria dos prefeitos não teve orientação de gestão, orientação de órgãos como a Secretária de Educação, Saúde, Segurança e Tribunal de Contas dos Municípios. É importante dar ênfase ao esforço de compartilhar ações entre municípios".

Cid Ferreira Gomes
Governador do Ceará

"O Seminário Prefeitos Ceará 2013 - Cenário de Desafios e Oportunidades, destinado a todos os prefeitos, secretários municipais, técnicos e assessores, surge com a missão de contribuir para que o sistema administrativo se torne eficaz, apresentando maior transparência na gestão, e oportunizando temas e palestrantes renomados. A experiência será enriquecedora para todos".

Enid Câmara
Diretora Geral da Prática Eventos

"Conhecer, explorar e compartilhar os desafios e oportunidades para as gestões municipais somam-se em uma iniciativa de fundamental importância para os prefeitos e prefeitas cearenses. Os organizadores desse seminário, que conta com programação e presenças de peso, estão de parabéns, uma vez que contribuirão para o fortalecimento dos municípios e o consequente desenvolvimento de nosso Estado".

Adriana Pinheiro (Aninha)
Presidente da Aprece

"Acredito que esse Seminário irá fomentar a continuidade das parcerias com as prefeituras do Estado, além de apresentar diversas ideias que irão contribuir para a gestão dos municípios. Teremos também a oportunidade de oferecer esclarecimentos acerca dos inúmeros serviços de Cultura, Saúde, Esporte, Lazer e Educação realizados pelo Sistema Fecomércio/ Sesc / Senac/ IPDC".

"Pela primeira vez, o Diário do Nordeste participa de um evento com essa especificidade, transcendendo sua função social de dar notícias, e colaborando com a formação qualificada desses gestores. Outro grande ganho do projeto é o intuito de se tornar contínuo. É nossa obrigação como meio de comunicação ajudar os gestores na busca de qualificação".

Ruy do Ceará Filho
Gerente Geral de Comercialização do Diário do Nordeste


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1249066
ILO SANTIAGO JR.
SUBEDITOR

Se você é um profissional da arte se inscreva na agência virtual profissionaisdaarte.com

Para saber mais sobre Cursos Raizes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

fonte:cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário