quarta-feira, 10 de junho de 2015

Público tem até dia 22 para conferir mostra de filmes independentes no CCBB



LANÇAMENTO - “O Tempo não existe no lugar em que estamos”, de Dellani Lima, é um dos destaques




Belo Horizonte recebe até 22 de junho, a 14ª edição da Mostra do Filme Livre, no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários ). Na programação estão mais de 200 filmes independentes de todos os formatos, gêneros e durações.

Em exibição estão obras de várias partes do país. A chance de ver toda essa produção independente do cinema nacional começou no Rio de Janeiro, depois seguiu para Brasília, São Paulo e finaliza seu circuito de exibição em BH. Todas as sessões são gratuitas e a programação pode ser conferida na íntegra no site oficial.



Homenagem ao Capô

A edição deste ano da MFL homenageia o cineasta paulista Maurice Capovilla, o Capô, que possui uma ampla trajetória na defesa de um cinema de expressão livre, atuando não só na realização para cinema e televisão, mas também como crítico e professor.

A MFL apresenta sete sessões com as mais expressivas obras do diretor, entre elas: “Subterrâneos do Futebol” (1964), que integra o grupo de médias-metragens produzidos por Thomas Farkas, entre 1964 e 1965, e é um dos marcos pioneiros do “cinema verdade” no país; “O Profeta da Fome”, cult-movie de 1970 estrelado por José Mojica Marins, o famoso “Zé do Caixão”, mas que no filme faz papel de um faquir; “O Jogo da Vida” (1977), com Maurício do Valle, Gianfrancesco Guarnieri e Lima Duarte; e o mais recente “Nervos de Aço”, sobre Lupicínio Rodrigues e estrelado por Arrigo Barnabé, que será lançado comercialmente este ano e também será exibido na MFL, em Belo Horizonte.




Retrospectiva do mineiro Carlos Magno

Outro destaque é a retrospectiva de curtas do realizador mineiro Carlos Magno Rodrigues. Formado em Artes Visuais pela UFMG, o diretor chama a atenção pela forma autoral e o tom quase confidencial de seus primeiros vídeos.

Nos anos 2000, com a proliferação de festivais e mostras, seu trabalho cavou um espaço importante na cena e hoje, após 20 anos e diversos prêmios e homenagens, é tido como um dos alicerces do cinema de autor no Brasil, especialmente quando se pensa em curta-metragem. Carlos Magno participa de um debate no dia 17 de junho, às 20 horas.




Confira os debates da MFL em BH

* 17 de junho – 20 horas - Carlos Magno - Após a sessão de curtas do diretor, debate com mediação de Gabriel Sanna, curador da MFL.
* 20 de junho – 18h30 - Capovilla – Com o cineasta e mediação de Ewerton Belico.
* Oficinas e cursos - Christian Caselli ministra a Oficina de Vídeo. Inscrições pelo site oficial, com prazos limitados e sujeito a lotações.




Serviço

14ª Mostra do Filme Livre em BH
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte | Teatro II (100 lugares) e Galeria I (25 lugares)
Até 22 de junho, de quarta a segunda, das 9 às 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário