terça-feira, 2 de junho de 2015

Gastronomia e cinema se juntam no projeto Encontros Clandestinos, no Edf. Texas



Longa "Fome de Viver", de Tony Scott, será exibido na próxima terça-feira




Longa de Tony Scott tem David Bowie como protagonista. Crédito: Divulgação

Desde o começo de maio e até o fim de junho, nas terças-feiras, o Café Bar do Edf. Texas recebe o cozinheiro Claudio Kovacic, do restaurante Kovacic A Cozinha, com o projeto Encontros Clandestinos. A iniciativa, que chega à sua segunda temporada, propõe um dialogo entre gastronomia fusion e cinema clássico, num cine-restaurante ao meio dia. Cada sessão é acompanhada por um cardápio especial de quatro pratos - petisco, entrada, prato principal, sobremesa -, produzido dentro da temática do filme.


Nesta temporada, o projeto já realizou três edições, onde estiveram em cartaz os filmes Morte em Veneza(1971, Luchino Visconti) , A Tortura do Silêncio (1953, Alfred Hitchcock) e Disque Butterfield 8 (1960, Daniel Mann). Para a próxima sessão, o filme Fome de Viver, do diretor Tony Scott é o escolhido e terá como particularidade o desenho de um cardápio crudista e vivo.

Encontros Clandestinos é uma referência às locações inusitadas, onde, nos anos 1960, os amantes se encontravam para desfrutar momentos de intimidade em horários e lugares que tirassem toda suspeita do que poderia ser um encontro amoroso. Sobre o projeto, Kovacic ressalta o que chama de uma “provocação gastro-cultural”, que envolve a junção entre a gastronomia e o cinema. “Aqui é o primeiro ‘cine-restaurante’ do Recife, um lugar onde juntamos bons filmes com boa comida”, define o cozinheiro.

Texas
O Encontros Clandestinos é mais um dos projetos que se junta ao turbilhão de coisas que vêm movimentando o Edf. Texas e o Pátio de Santa Cruz. O prédio é uma das construções que fazem parte do conjunto arquitetônico do pátio, e foi revitalizado recentemente. No edifício estão sendo realizados shows, festas, cursos, exposições e mostras de filme. Os eventos, que costumam acontecer tanto no térreo quanto no terceiro andar, se alastram pelo pátio e suas redondezas, dando vida às noites do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário