As Fábricas de Cultura de Vila Curuçá e Itaim Paulista – unidades do programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo – celebram nesta semana encontros culturais para debater o contexto do documentário “Tarja Branca”, com seu diretor Cacau Rhoden e com o especialista em cultura popular e brincadeiras brasileiras, principais temas do filme, Paulo Dias.
Todos os encontros culturais serão gratuitos e terão cerca de 2 horas de duração. A faixa etária é livre para todos os públicos e serão distribuídos gratuitamente 290 ingressos na recepção das Fábricas de Cultura uma hora antes das apresentações.
divulgação
Além do diretor Cacau Rhoden, o especialista em cultura popular brasleira Paulo Dias debaterá a importância das brincadeiras brasileiras na vida cotidiana das pessoas, principal tema do documentário.
O filme “Tarja Branca – A revolução que faltava”, documentário brasileiro de 2013, dirigido por Cacau Rhoden, fala sobre brincar, um dos atos mais ancestrais desenvolvidos pelo homem para se conhecer melhor e para se relacionar com o mundo. A partir das brincadeiras, o documentário revela tudo sobre os seres humanos e o mundo que vivemos através de reflexões de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, discorrendo com pluralidade sobre o conceito de “espírito lúdico”, que é fundamental à natureza humana.
Após a exibição do filme, será aberto um debate para a discussão do tema com o diretor Cacau Rhoden e com o especialista cultural Paulo Dias. Cacau Rhodené cineasta, curitibano de 40 anos e mora em São Paulo desde 1988. Iniciou sua carreira no cinema aos 15 anos e aos 21 se tornara assistente de direção. Trabalhou com inúmeros diretores, produtores e fotógrafos em diversos tipos de produtoras. Ao longo de sua carreira, se destaca com a direção dos curtas “Infinitamente Maio”, “Meninos de Areia”, “Gotas”, “A cega” e o documentário “Tarja Branca”.
Os encontros acontecerão em todas as unidades da Zona Leste das Fábricas de Cultura. Os primeiros encontros acontecerão no dia 04 de setembro, quarta-feira, nas Fábricas de Vila Curuçá, às 10h e Itaim Paulista, às 14h. Mas para quem não puder comparecer, na semana seguinte, os encontros acontecem no dia 10 na Fábrica de Sapopemba às 10h e na Fábrica Cidade Tiradentes às 14h. E para finalizar o ciclo dos encontros culturais de mobilização social e cinema, a Fábrica Pq. Belém recebe o último encontro no dia 18 de setembro, a partir das 14h.
fonte: https://catracalivre.com.br/sp/agenda/gratis/exibicao-do-documentario-tarja-branca-e-debate-sobre-cultura-popular-sao-destaques-nas-fabricas-de-cultura-da-zona-leste/
Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário