quinta-feira, 10 de julho de 2014

Cursos Raízes Culturais · Cultura caiçara ganha destaque em mostra de artesanato


Artesãos de todas as regiões do País tiveram, durante um mês, peças expostas nas cidades-sede do Mundial


Divulgação/Ministério da Cultura


Laise Nascimento tem em Paraty seu universo de inspiração e principal fonte de matéria-prima

Laise Nascimento é uma artesã autodidata que desenvolveu uma técnica única no País. Natural de Paraty (RJ), essa mulher que se reconhece na cultura caiçara cria, há mais de sete anos, peças decorativas desenvolvidas a partir das fibras dos cachos de palmito e açaí, talos de folhas de guapuruvu – árvore típica da região –, além de troncos, sementes e raízes que encontra pelo chão. São peixes, tartarugas marinhas, embarcações, paisagens e outros ícones do mar e da água doce em Paraty, sempre peças originais, com tonalidade própria de cor. Algumas até confeccionadas como luminária, lustre e abajur. O resultado desse trabalho pode ser apreciado e adquirido no espaço Vitrines Culturais do Ministério da Cultura na Fifa Fan Fest da cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

Selecionada entre centenas de artesãos de todo País para expor e comercializar suas peças, Laise valoriza a oportunidade como reconhecimento da autêntica cultura popular brasileira. "É de extrema importância para um artista estar inserido no contexto, principalmente no do seu país e em um momento histórico como esse. Acredito que apoiar artistas locais é dar voz aos talentos da terra, é preservar a tradição, os valores e a identidade do lugar, trazendo valorização para o patrimônio cultural local", descreve.

Além de belas e delicadas, as peças desenvolvidas por Laise trazem a marca da sustentabilidade. Ela recolhe somente o que a natureza descarta naturalmente, sem agredir o meio ambiente. E conta com a ajuda de agricultores da região. "Esses dias eu ganhei um caminhão de cachos de palmito de agricultores", conta. Além disso, boa parte das matérias-primas também é recolhida diretamente do sítio da família, outra fonte de inspiração para a artesã, que absorve a paisagem do local, por onde passa um rio de água doce. No sítio, Laise cria peixes e planta um pouco de tudo, inclusive o próprio palmito juçara, espécie em extinção.

Usar os cachos de palmito e as flechas das folhas de guapuruvu dão originalidade ao trabalho da artesã. Na criativa e efervescente Paraty, terra de artistas, não se conhece outra pessoa que desenvolva trabalho a partir das mesmas matérias-primas de Laise, transformando-a em conhecedora de uma técnica única. Mesmo sem formação acadêmica na área, a artesã montou seu ateliê, o Caiçara de Fibra, de onde ministra cursos e palestras, principalmente para crianças e jovens. "É bom passar esse conhecimento, principalmente para os adolescentes, que saem da escola e muitas vezes não tem alternativa de atividade antes do primeiro emprego", aponta.

Todo esse processo rendeu para Laise um percurso consolidado na carreira do artesanato. Ela já fez parte da Feira Criativa em todas as edições e do Paraty Eco Fashion–Eco Modus, um evento de moda sustentável que acontece anualmente na cidade. Em 2011, integrou o grupo de artistas paratienses, convidados para exibir montagens de presépios com diferentes técnicas artísticas. Utilizando-se da técnica por ela desenvolvida com filtro de café tingido naturalmente com açafrão e colagem de fibras naturais, a artista construiu dez peças e montou em uma praça seu lindo e exclusivo presépio, enchendo os olhos do público naquele natal. Em 2012, montou uma exposição a convite da Secretaria de Cultura de Paraty, onde suas obras permaneceram por dois meses e foram apreciadas por estudantes, professores, moradores e turistas. Durante o período da exposição, seu trabalho foi divulgado em entrevista para TV e em matérias publicadas nos jornais da cidade e região. Agora, nas estantes do projeto Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura, Laise quer obter o reconhecimento do público brasileiro e estrangeiro. A exposição na Fifa Fan Fest em São Paulo vai até o próximo dia 13 de julho. Confira o endereço das Vitrines Culturais das sete cidades-sede que estão participando do projeto:

Artesanato nos Jogos 2014 – Vitrines Culturais

Rio de Janeiro

Espaço cultural montado pelo MinC no Parque das Ruínas, Santa Teresa. Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa - Rio de Janeiro

Belo Horizonte (MG)

Espaço cultural montado pelo MinC na Fifa Fan Fest, na Expo Minas. Endereço: Av. Amazonas, 6200 - Gameleira- Belo Horizonte (MG).

Manausm (AM)

Espaço cultural montado pelo MinC no Paço da Liberdade. Endereço: Rua Gabriel Salgado - Centro - Manaus (AM).

Porto Alegre (RS)

Espaço cultural montado pelo MinC na Usina do Gasômetro. Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 - Centro - Porto Alegre (RS).

Recife (PE)

Espaço cultural montado na Representação Regional do MinC no Nordeste. Endereço: Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife - Recife (PE).

Salvador (BA)

Espaço montado pelo MinC na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Endereço: Rua Gal Labatut, 27 - Barris - Salvador (BA).

São Paulo

Espaço montado pelo MinC na Fifa Fan Fest, Vale do Anhangabaú.

Fonte:
Ministério da Cultura


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário