quarta-feira, 26 de março de 2014

Cursos Raízes Culturais · Exposição sobre o arquiteto Harry Seidler




A exposição "Harry Seidler: arquitetura, arte e design colaborativo", que fica aberta para visitação até 6 de abril, é sobre um dos precursores da arquitetura moderna australiana no século 20. Com curadoria de Vladimir Belogolovsky e co-curadoria de Wilson Barbosa Neto, a mostra reúne originais, muitos deles realizados à época dos projetos, como modelos arquitetônicos, desenhos e esboços, além de maquetes de esculturas, fotografias, filmes e documentos diversos. São destacados projetos célebres do arquiteto na Austrália e as principais obras desenvolvidas por ele fora do país. Especialmente para a passagem pelo Brasil, foram acrescidos documentos e imagens sobre a proximidade entre Harry Seidler e Oscar Niemeyer, revelando a influência do brasileiro em seu trabalho.

Durante a abertura noturna de 19 de março, o co-curador Barbosa Neto conduz o público em uma visita especial na qual abordará detalhes sobre a obra de Harry Seidler e sua proximidade com Oscar Niemeyer. Interessados devem reservar sua vaga pelo telefone (11) 3032 2499 ou pelo e-mailagendamento@mcb.org.br.

Em ambas as ocasiões os visitantes poderão acompanhar também as mostras de longa duração "Coleção MCB", com móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e "A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado", que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Realizadas desde o início de 2012, as visitas noturnas conquistaram média de público anual de 2 mil pessoas.Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.

Em todas as aberturas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3032-2499 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.



Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.



SERVIÇO:



Visitas Noturnas 2014

Data: 5 e 19 de março

Horário: das 18h às 22h – Gratuito



Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032-3727



VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 4,00 – Meia entrada: R$ 2,00

Gratuito aos domingos e feriados



Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local



Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br

www.mcb.org.br



Fonte: Museu da Casa Brasileira

Publicação: Ascom / MinC


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário