quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Cursos Raízes Culturais · Instituto Banese é reconhecido pelo fomento à cultura e inclusão social


Instituto Banese

Cortejo de grupo popular sergipano chegando à sede do Museu da Gente


O Instituto Banese, associação sem fins lucrativos, vinculada ao Banco do Estado de Sergipe (Banese), recebeu no ano que passou o título de entidade de utilidade pública federal, por seu trabalho de fomento à cultura e à inclusão social no estado. Ao longo de 2013, o Instituto Banese desenvolveu diversas atividades que contribuíram para valorizar e fortalecer a cultura, o esporte e a inclusão social em Sergipe. No Museu da Gente Sergipana, projeto âncora do Instituto, tais iniciativas resultaram em aumento na visitação e reconhecimento nacional. Em 2013, aproximadamente 89 mil pessoas conheceram as instalações multimídia interativas do Museu, que, desde que foi fundado, em novembro de 2011, já recebeu mais de 180 mil visitantes. Deste total, aproximadamente 100 mil são alunos das redes de ensino de todo o estado, que assim aprofundam a sua vivência com o patrimônio cultural.

Para divulgar e promover os mais diferentes aspectos da cultura sergipana, foram realizadas no Museu da Gente, localizado em Aracaju, diversas exposições e apresentações artísticas e culturais, como os concertos do Projeto Liras Sergipanas. Dentre as programações, destacaram-se as amplas homenagens ao prático sergipano Zé Peixe, que envolveram apresentações de teatro infantil, literatura de cordel e artes visuais. A exposição ‘O Carrossel do Tobias’, aberta em dezembro, e que mostra a história de um brinquedo que chegou a Aracaju em 1904, e encantou gerações de sergipanos, ainda pode ser vista na sala de exposições temporárias do museu.

Em 2013, contribuindo para estreitar as relações entre o público e o patrimônio cultural, o Instituto Banese também promoveu cortejos de grupos culturais populares de diferentes municípios sergipanos pelas ruas do centro de Aracaju, em ações como o ‘São João da Gente Sergipana’, ‘Agosto: mês das culturas da gente’ e ‘Tempo de Criança no Museu da Gente’. Já o ‘Natal da Gente Sergipana’, teve como mote uma homenagem ao mentor do Museu da Gente, o ex-governador Marcelo Déda, falecido no início de dezembro. Segundo a Diretoria do Instituto Banese, graças à sensibilidade do atual governador, Jackson Barreto, o museu passará a se chamar Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.

No ano passado, o Instituto Banese realizou ainda diversas ações no âmbito social e esportivo. No esporte, o futebol sergipano foi beneficiado para a realização do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional da Série A e participação do Clube Esportivo Sergipe no Campeonato Brasileiro da Série D. Na área social, o Instituto deu apoio financeiro a 18 instituições que promovem atividades educativas e assistenciais, como o Asilo Rio Branco, Lar Infantil Cristo Redentor, Casa Maternal Amélia Leite, APADA-SE e UTRiso, entre outras. Em novembro, o projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’, foi aprovado na seleção pública do ‘Programa Integração Petrobras Comunidades Nordeste’. Elaborado pelo Instituto Banese com o objetivo de capacitar jovens para desenvolver atividades voltadas para qualificar as atividades culturais e desenvolvimento de produtos, o projeto será realizado nos próximos dois anos.

Todo esse trabalho de preservação, valorização da sergipanidade e cuidado social tem sido reconhecido nacionalmente. Além de obter o título de entidade de utilidade pública federal, por seu trabalho de fomento à cultura e inclusão social, o Instituto Banese recebeu em 2013 o Prêmio ‘O Melhor da Arquitetura’, pela criação do Museu da Gente Sergipana. Além disso, o Museu foi destacado como “Atração do Ano” na edição 2013 do Guia Quatro Rodas Brasil, e, coroando o trabalho desenvolvido desde a sua fundação, o Instituto Banese recebeu também o prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, na categoria “Responsabilidade Social”.

por Agência Sergipe




Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário