segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cursos Raízes Culturais · CEU de Araras é inaugurado



Foi inaugurado neste domingo (19), em Araras (SP), o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) "José Olavo Paganotti", que irá proporcionar atividades de cultura e lazer a aproximadamente 45 mil moradores da região leste do município.


O CEU de Araras tem 3.000 metros quadrados e reúne quadra poliesportiva coberta, pista de skate, cineteatro climatizado, com equipamentos de som, luz e projeção, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), biblioteca, Telecentro, parque infantil, equipamentos de ginástica e pista de caminhada ao ar livre, além de salas multiuso e para oficinas.

Cada Centro recebe também 2.000 livros para iniciar o acervo da biblioteca e um kit de filmes da Programadora Brasil para a realização de mostras de cinema.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi representada na cerimônia de inauguração pelo diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria de Economia Solidária, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira.

"Trago aqui mensagem da ministra Marta Suplicy e gostaria de destacar que estamos muito felizes por inaugurar o Centro de Artes e Esportes Unificados. Esse equipamento, somado a todas as iniciativas do Ministério da Cultura, será um apoio decisivo para os novos talentos de Araras e para o futuro de suas manifestações culturais", disse Oliveira.

O CEU de Araras foi construído numa parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal. O investimento do governo federal, proveniente do PAC 2, ultrapassou R$ 2 milhões com contrapartida da administração municipal.


O prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla, agradeceu ao governo federal pelos investimentos no município e, falando à comunidade, pediu que aproveitassem bem os espaços.

"Quero dizer a vocês que ocupem este espaço. Aproveitem, cuidem dele. Só o prédio bonito não é tudo. É parte do processo. Ele fica ainda mais bonito quando a comunidade se organiza, quando ela está presente", disse o prefeito.

O deputado federal Newton Lima (SP), ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), também esteve presente na cerimônia.

O CEU de Araras começou a ser usado pela população antes mesmo da cerimônia oficial de inauguração. Cerca de 300 pessoas visitavam o Centro neste domingo para conhecer os espaços. Aconteceram apresentações de música e hip hop e os skatistas já usavam a nova pista para suas manobras.

A auxiliar de serviços gerais Rosilda Néa dos Santos, moradora do bairro José Ometto1, levou a filha Stefani, de 8 anos, para conhecer a biblioteca.

"Acho que será um espaço muito bom para a gente. Antes, aqui não tinha nada. Está muito bonito", disse Rosilda, que planeja usar o Telecentro à noite e levar a filha à biblioteca.

Pouco depois de encerrada a cerimônia teve início a primeira sessão de cinema, com a projeção de filmes infantis. Os 70 lugares do cineteatro estavam todos ocupados.

O CEU de Araras é o 10º centro inaugurado pelo Ministério da Cultura no país e o segundo no Estado de São Paulo.

O CEU de Araras homenageia o ex-secretário de Ação e Integração Social José Olavo Paganotti, morto em abril de 2013.

"Este projeto tem muito a ver com ele, que sempre frisou que a educação, a cultura, o lazer e o esporte eram os pontos básicos para a construção da cidadania. Onde ele estiver, está feliz hoje", disse Larissa Paganotti Navarro, filha do homenageado.


Texto: Silvia Freire
Fotos: Almeida Rocha
Publicação: Ascom / MinC



Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário