terça-feira, 17 de março de 2015

Como ganhar dinheiro sendo artista




Dicas para ganhar dinheiro como artista



Dicas para ganhar dinheiro para artistas, designers e outros criativos.
http://www.gratisography.com/

Construa um portfólio

Não importa qual o seu trabalho, seja um artista plástico, fotógrafo, designer ou ilustrador, o portfólio é a ferramenta mais importante para mostrar o seu trabalho. Monte o seu portfólio pensando no tipo de trabalho que você quer ser contratado para fazer. Não coloque todos os seus trabalhos, apenas aqueles que você considera os mais importantes.

É uma boa ideia ter o seu portfólio em CD e alguma coisa impressa também caso precise mostrar alguma coisa sem uso do computador. Pode ser um catálogo das suas peças ou um livro. É uma boa ideia ter o seu portfólio também como um arquivo pdf caso precise enviar por e-mail.

Você pode construir o seu próprio site e também usar sites como:
Behance
Dropr
Carbonmade
DeviantArt
Flickr
500px (Fotografia)


Participe de concursos de arte, design, ilustração, etc

Concursos são ótimos para ganhar um dinheiro extra e para expor o seu trabalho ao mundo. Além disso você tem a chance de observar o trabalho de outros artistas e aprender muito com eles. Hoje em dia a maioria dos concursos são feitos via web e você pode inclusive votar e interagir com outros participantes.

Para ficar por dento do que está rolando, acompanhe blogs, sites e comunidades em redes sociais. Alguns sites são focados em concursos e competições como:
Graphic Competitions
Concursos Arte


Participe de comunidades de concursos

Sites de concursos de estampas de camisetas, por exemplo, funcionam como comunidades de troca de informações entre artistas e designers. Mesmo que você não ganhe o prêmio, você sai ganhando com o conhecimento adquirido. Algumas comunidades que você pode participar são:
Camiseteria
Ludici
Uzinga


Publique seu trabalho

Revistas, livros, jornais, sites e blogs estão sempre procurando por novos artistas para publicar os sues trabalhos. Procure se informar nos seus meios de comunicação favoritos e descubra como ser publicado. Alguns convidam os artistas, outros esperam que eles se apresentem.

Ter o seu trabalho publicado e comentado em algum lugar confere grande credibilidade ao artista. As pessoas pensam que o seu trabalho tem que ser bom de verdade para ter sido publicado ou comentado na mídia.


Participe de exposições

Uma grande oportunidade de mostrar o seu trabalho ao mundo e vender algumas peças. Existem tanto exposições coletivas, como festivais quanto exposições individuais em pequenas galerias ou museus. Conseguir uma exposição não é tão difícil como parece, basta se informar e reservar uma data. Informe-se na sua cidade ou região sobre como participar dessas exposições e acostume-se a fazer, no mínimo, uma exposição por ano.

Outra ideia a ser explorada são bares, restaurantes e cafés alternativos que aceitam fazer pequenas exposições dentro de seus espaços.


Crie um blog

Um blog funciona como uma ponte entre o seu trabalho e as outras pessoas. Nele as pessoas poderão ver você não só como um artista, mas poderão interagir com o seu mundo e conhecer a pessoa por trás do artista. Evite falar demais sobre você e procure escrever sobre o que você gosta de fazer, o seu trabalho, e divida conhecimentos.

O seu blog pode ser dentro do seu site ou em alguma outra plataforma. Algumas ferramentas gratuitas para construir o seu blog:
WordPress
Blogger
Tumblr
Medium


Use Redes Sociais

Hoje em dia quem não participa pelo menos de uma rede social, não existe! Explore as redes sociais para fazer novos contatos, conversar com outros artistas, informar-se sobre eventos e exposições do qual você pode participar e até mesmo aumentar as suas vendas adquirindo novos compradores do seu trabalho. No Facebook, inclusive, você pode até mesmo criar uma página para vender os seus trabalhos.


Venda sua arte online

Existem na internet dezenas de lojas virtuais que vendem a sua arte por você. Tudo que você precisa fazer é criar uma conta e enviar a sua arte. O pagamento é feito por meio de comissões por venda e você pode controlar os seus ganhos pelo site. Algumas dessas lojas que merecem ser citadas:
Society6
RedBubble
Artflakes
Zazzle


Promova-se fora da internet

Você pode criar diversos tipos de impressos para promover o seu trabalho, incluindo livros, catálogos, cartões de visita, panfletos e o que mais a sua imaginação e seu bolso permitirem. Distribua em lojas que vendem artigos relacionados à arte, design e decoração. Se você faz camisetas pode deixar alguns impressos em bares e escolas onde circulam bastante jovens. Se você pinta quadros, pode deixar seu material impresso em lojas de decoração. Isso permite que pessoas que não conhecem o seu trabalho via internet fiquem interessadas em visitar o seu site e adquirir os seus produtos.

fonte: https://medium.com/brasil-para-brasileirissimos/dicas-para-ganhar-dinheiro-como-um-artista-c116691fee84

Nenhum comentário:

Postar um comentário