quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cursos Raízes Culturais · Enecult: pesquisadores discutem a cultura do Brasil


Morgana Damásio | Divulgação


Não vou buscar respostas, mas pensar junto com as pessoas presentes, diz Jurema Werneck,pesquisadora

As inúmeras transformações culturais vividas pelo Brasil nos últimos dez anos são o tema do X Enecult (Encontro Nacional Multidisciplinar de Estudos em Cultura), promovido desta quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29, pela Ufba. A programação inclui minicursos, mesas-redondas, sessões de trabalho, feira de livros, exibição de filme, lançamento de livros e festa de confraternização.

Em discussão estarão as novas mídias e formas de interação social, experiências inovadoras de políticas, gestão e financiamentos culturais, manifestações e movimentos sociais, entre outros assuntos relacionados com cultura e identidades.

O encontro reúne diversos profissionais do Brasil, desde acadêmicos a militantes, com o objetivo de discutir e buscar caminhos para o desenvolvimento da cultura no país.

Entre os temas dos debates estará Culturas Brasileiras +10 - Travessias interculturais, com coordenação do professor e pesquisador José Roberto Severino e a participação de outros profissionais que atuam sob diferentes temáticas que envolvem a cultura. "O Enecult é um dos eventos mais importantes no Brasil, que debate os estudos em cultura", afirma Severino.

O secretário da Cultura do Estado Albino Rubim coordena a mesa Políticas Culturais + 10 - Trajetória, desafios e perspectivas. A proposta, segundo ele, é verificar o que se avançou nos últimos 10 anos e quais os desejos para os próximos. "A ideia é retomar as inovações que não foram continuadas com o devido desdobramento, assim como as que vieram depois, e avançar nas políticas culturais de forma mais plena e articulada", explica Rubim.

Para Jurema Werneck (UFRJ), convidada da mesa Alternativas Culturais + 10 - Identidades, poder e resistência, vivemos num momento em que as identidades, relações de poder e resistências, a exemplo das identidades negras, estão postas na mesa e debater tudo isso é de extrema importância para a sociedade. "Não vou buscar respostas, mas pensar junto com as pessoas presentes", afirma.

Participam do evento nomes como o sociólogo e ambientalista e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, o professor da Universidade de São Paulo - USP Teixeira Coelho, o ativista do Fora do Eixo Pablo Capilé, entre outros.

fonte: http://atarde.uol.com.br/cultura/noticias/enecult-pesquisadores-discutem-a-cultura-do-brasil-1617822


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário