segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cursos Raízes Culturais · Conexão Cultura Brasil será apresentado em festival escocês


Evento é considerado um dos maiores do mundo em artes e reúne artistas de diversos países para se apresentar


O programa Conexão Cultura Brasil, realizado em julho, irá em missão às cidades de Edimburgo, na Escócia, e Londres, na Inglaterra. Na primeira, a delegação brasileira participará da segunda Cúpula Internacional de Cultura de Edimburgo, entre 11 e 12 de agosto, e do Festival de Edimburgo. Entre os objetivos, estão os de apresentar o programa internacionalmente e firmar novas parceiras com instituições.


Durante a conferência, que ocorre entre 10 e 12 de agosto no parlamento escocês de Edimburgo, a missão brasileira irá se juntar a mais de 30 ministros da cultura, artistas, pensadores e especialistas da área de todo o mundo. O objetivo é discutir questões de interesse mútuo e realizar debates sobre o tema "Cultura - A Moeda de confiança". O assunto reflete a crença da Cúpula na capacidade das artes e da cultura para construir pontes de entendimento entre nações, estados e municípios.

"A Cúpula Internacional de Cultura Edimburgo é um fórum em que artistas e líderes se reúnem para discutir questões substanciais de interesse mútuo, durante o Festival Internacional de Edimburgo. É um grande prazer receber políticos e profissionais de todo o mundo para Edimburgo", afirma Jonathan Mills , diretor do festival e diretor de programa da cúpula internacional de cultura da cidade.

Além da participação do secretário, o evento contará com outros nomes de peso. Benjamin Barber, da Universidade da Cidade de Nova York; Nandi Mandela, mulher de negócios e neta de Nelson Mandela; e Irina Bokova, diretora-geral da Unesco também participarão das discustssões e farão palestras. Do Brasil, também virá Danilo Santos de Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio e explicará como funciona o sistema Sesc.

Participação brasileira

O secretário Marcos André Carvalho explica que a economia criativa é um campo estratégico e central nas políticas interministeriais de desenvolvimento econômico e social dos principais países do mundo. "O Programa Conexão Cultura Brasil vai contribuir na formação artística, técnica e acadêmica para esses setores e para a a inserção de produtos culturais brasileiros no mundo. A missão na Grã Bretanha é articular parceiras para enriquecer o leque de parceiros do programa" diz Marcos André Carvalho , Secretário da Economia Criativa.

Na capital escocesa, diversas instituições participarão do lançamento do programa Conexão Cultura Brasil. São elas: Festivals Edinburgh, Creative Scotland, British Council Scotland, National Theatre Scotland, Traverse Theatre, Dundee Theatre, Fringe, Edinburgh Arts Festival, Glasgow Life, Collective Galleries, National Galleries, Museum and Galleries Scotland, Fruitmarket Gallery e CCA Glasgow. A meta do programa do Ministério da Cultura é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios.

Outros ares

No Festival Internacional de Edimburgo, que ocorre entre 8 e 31 de agosto, o secretário deve se encontrar com Faith Liddell, diretora do evento. O objetivo é fortalecer a presença brasileira nos anos seguintes. O festival é considerado um dos maiores do mundo em artes e reúne artistas - sobretudo de música clássica, teatro, ópera e dança de todo o mundo para se apresentar. O evento também abriga várias exposições de artes visuais, palestras e workshops.

Já na capital inglesa, Marcos André Carvalho irá se reunir com dirigentes de diversas instituições . O intuito da visita é estreitar relações com instituições que já fazem parte do programa e prospectar parcerias para 2015, além de aumentar oportunidades para empreendedores brasileiros.

Na programação estão previstas visitas em renomados estabelecimentos internacionais, como o Horniman Museum, Southbank Centre, Association of British, Orchestras (ABO), Museum of London, Science Museum, V&A Museum, The Globe, Department of Culture, Media and Sport (DCMS), Royal Opera House, High House Production Park, Tate e Freud Museum, entre outros.

Fonte:
Ministério da Cultura


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário