segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cursos Raízes Culturais · Fórum Popular de Cultura será realizado esta semana em Pato Branco


O Fórum Popular de Cultura será realizado nos dias 10 e 11, no Teatro Municipal Naura Rigon, em Pato Branco, aberto tanto para artistas quanto para a população em geral (Foto: )


As ações culturais, os investimentos e os projetos que deverão ser desenvolvidos no setor ao longo dos próximos dez anos, no município, estarão em discussão nesta semana durante o Fórum Popular de Cultura, que será realizado nos próximos dias 10 e 11, a partir das 19h, no Teatro Municipal Naura Rigon.

A chefe do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, explicou que essa é a primeira edição do fórum a ser realizada no município, e que ele é chamado de popular porque toda a estrutura montada para sustentar as discussões tem por base uma “explicação do governo Federal aos artistas pato-branquenses e à toda comunidade em geral. Tem caráter popular e não governamental. Estaremos cumprindo metas do Sistema Nacional de Cultura e uma delas é que o Município crie o sistema municipal de cultura, o fundo de cultura, o plano municipal de cultura e o conselho”.
confira também
Desobstrução de tubulação deve resolver problema de acúmulo de água na BR-158

Segundo Eliane, a partir disso Pato Branco terá que cumprir as deliberações de uma espécie de cartilha nacional cujas determinações devem ser seguidas por todos os municípios que aderirem as determinações do Ministério da Cultura. “O Sistema Nacional de Cultura é como o Sistema Único de Saúde (SUS). Nós não temos na cultura uma sistematização legal, então foi criada essa cartilha pelo Ministério. Estamos na etapa final do processo, com o projeto do Sistema Municipal de Cultura tramitando na Câmara de Vereadores, que não é escolhido ou sugerido pela população justamente porque é uma cartilha determinada pelo governo Federal como metas a serem cumpridas”, frisou.

Ela disse que a Prefeitura precisa passar as informações para os artistas e para a comunidade e vai usar o fórum para isso. “A forma de captação e aplicação dos recursos será um dos principais pontos a ser discutido no evento. Os artistas precisam saber onde buscar recursos para poder viver da arte”, revelou.

O segundo objetivo do fórum, de acordo com Eliane, é escolher os representantes do Conselho, que por ter sido criado há muitos anos não obedece às determinações do Ministério da Cultura, através do Sistema Nacional de Cultura. No entanto, para se adequar, a lei do conselho precisa sofrer alterações.

A terceira meta é a criação do Plano Municipal de Cultura, que precisa ser cumprida até o ano que vem. “São propostas para a cultura, elaboradas através de fóruns, por toda a comunidade, a serem executadas no município nos próximos dez anos”, ressaltou.

No último dia 25 o projeto de lei que prevê a criação do Sistema Municipal de Cultura e a revitalização do conselho, que já existe, deu entrada na Câmara Municipal de Pato Branco. Sobre este assunto, o vereador Claudemir Zanco se manifestou explicando que com a criação do sistema o município fica obrigado a colocar em funcionamento o Conselho Municipal de Cultura e criar um fundo que receberá recursos direto do governo Federal.


fonte: http://diariodosudoeste.com.br/noticias/pato-branco/10,60391,07,07,forum-popular-de-cultura-sera-realizado-esta-semana-em-pato-branco.shtml


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário