quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cursos Raízes Culturais · 'Cultura Sem Fronteiras' será alternativa para intercâmbio de estudantes barrados no Ciência Sem Fronteiras

Proposta será lançada em breve pelo Ministério da Cultura




Ministra em lançamento do Instituto Europeu de Design no RioDivulgação/ Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura está prestes a lançar o seu novo programa Cultura Sem Fronteiras. A iniciativa concederá bolsas para que universitários que estudam humanidades façam intercâmbio. Alunos de cursos como administração, moda e design serão contemplados.

Segundo a ministra de cultura, Marta Sulicy, a iniciativa aumentará as possibilidades para estudantes da área de cultura fazerem cursos em outros países.

Leia mais sobre Educação no R7

— Até agora, só os estudantes de [ciências] exatas tinham essa oportunidade para obter bolsas no exterior, por meio do CsF (Ciência sem Fronteiras). Para ampliar as possibilidades, estamos fazendo o Cultura sem Fronteiras, diz Marta.

Em março deste ano, a ministra havia assinado acordo com a Universidade de Bolonha, na Itália, a mais antiga da Europa.

Na última semana, o Ministério da Cultura assinou parceria com o Instituto Europeu de Design (IED), sediado na Itália e na Espanha. O instituto, que inaugurou a abertura de sua sede no Rio de Janeiro, irá conceder dez bolsas de intercâmbio para brasileiros que estudem design, moda, programação visual e administração.

Segundo Marta Syplicy, as bolsas serão as primeiras do programa Cultura sem Fronteiras.

— Até agora, só os estudantes de Exatas tinham essa oportunidade para obter bolsas no exterior, por meio do Ciência sem Fronteiras, afirmou a ministra.

— Para ampliar as possibilidades, estamos fazendo o Cultura sem Fronteiras.

Com fronteiras

Atualmente, o programa Ciência Sem Fronteiras prioriza a concessão de bolsas de intercâmbio para alunos das áreas de exatas e biológicas. Em 2012, os novos editais do programa passaram a excluir a participação de alunos de 24 cursos, 20 deles de humanas.

A área contemplada pelo CsF que mais se aproxima das humanidades é a indústria criativa, porém o edital estabelece que ela está relacionada a cursos que criam produtos e processos para o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

fonte: http://noticias.r7.com/educacao/cultura-sem-fronteiras-sera-alternativa-para-intercambio-de-estudantes-barrados-no-ciencia-sem-fronteiras-05062014


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário