quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cursos Raízes Culturais · OSB ganha nova sede e vai dobrar número de concertos

Depois de se ver ameaçada de perder a verba anual paga pela Prefeitura do Rio (R$ 8 milhões em 2013), a Orquestra Sinfônica Brasileira encerra o ano com boas notícias: não só manteve o patrocínio como ganhou do município um novo espaço para ensaio e vai ampliar seus concertos.

A partir de janeiro, a OSB passa a ocupar parte da Cidade das Artes, complexo cultural localizado na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), que inclui uma grande sala de concertos (com 1.222 lugares) e que havia sido planejado, dez anos atrás, para ser sua sede.

"Chegou-se a um acordo de ter uma sala de ensaios para eles e algumas salas contíguas que servirão para administração e produção. Em contrapartida, vamos ter um belo ciclo de concertos", diz Emílio Kalil, presidente da Fundação Cidade das Artes.

Carolina Fernandes/Folhapress

Vista do complexo cultural Cidade das Artes, no Rio


Serão 65 apresentações da OSB no local em 2014, a partir de fevereiro; como a orquestra manterá sua temporada no Theatro Municipal do Rio, deverá realizar de 110 a 140 concertos no ano, com seus três corpos artísticos --OSB, Ópera e Repertório e OSB Jovem.

"Estamos mais do que dobrando o número de apresentações da orquestra", diz Ricardo Levisky, superintendente da Fundação OSB.

"O que faltava para a orquestra poder continuar com o salto de qualidade que vinha dando era ter um espaço adequado para ensaios e ampliar de forma expressiva as apresentações", diz ele.

Até agora, a fundação dividia os ensaios de suas três orquestras entre os palcos de uma casa de shows na Barra e um clube em Copacabana, pagando aluguel por ambos.

Com a mudança para a Cidade das Artes, poderá concentrar as atividades.

"Primeiro entram os corpos artísticos, os instrumentos e o acervo de partituras. A mudança do administrativo será gradual, porque temos uma sede própria no centro", diz Levisky.

A OSB pagará aluguel pelo uso das salas da Cidade das Artes (o valor ainda está sendo discutido) e também cederá 20% da bilheteria de seus concertos, segundo Kalil.



Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário