segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cursos Raízes Culturais · Praça Presidente Vargas foi palco de diversas atrações culturais




Depois de uma semana de intensa programação cultural, Pato Branco, assim como mais 11 cidades do Paraná, foi palco de várias atrações artísticas, no que se pode considerar o clímax da Semana de Arte-Educação, que aconteceu na noite do sábado. A Virada Cultural Paraná trouxe para a cidade atrações locais, estaduais e nacionais, e nem mesmo a chuva que caiu no início da noite foi capaz de intimidar jovens, adultos e crianças a comparecer na Praça Presidente Vargas para prestigiar os shows.

O evento teve uma grande produção, que, segundo a organização, envolveu mais de 100 pessoas e foi uma das melhores do estado. Cerca de 2.000 pessoas participaram da grande noite cultural.

Dentre as atrações escolhidas para subir aos palcos em todo o estado estiveram Jair Rodrigues, Almir Sater, 14 Bis, Zélia Duncan, Fafá de Belém, Teatro Mágico, Raimundos, Planta e Raiz, Sandra de Sá, Molungo, Gentileza, Maxixe Maxine, Viola Quebrada, Big Time, A Banda Mais Bonita da Cidade, Trombone de Frutas, Sá e Guarabyra, Moraes Moreira, Djambi e Charme Chulo. As atrações programadas para Pato Branco foram Orquestra Sanfônica e Prelúdio (locais), Manchinha Trio e Confraria da Costa (Curitiba) e Tangos e Tragédias (Rio Grande do Sul).

Expectativa

Durante todo o dia centenas de pessoas passaram pelo local em uma tentativa de precipitar o que aconteceria a noite. As amigas Euclair Tonus e Edit Bussolaro chegaram até a praça em busca de uma tarde agradável e descobriram quais atividades iriam ocorrer no local. “Estamos muito contentes por essa movimentação cultural que está acontecendo em Pato Branco. É uma ótima iniciativa difundir a cultura dentro da nossa sociedade”, afirmou Euclair. As amigas, assim como muitas outras pessoas que passaram por ali, estavam na expectativa de ver Tangos e Tragédias.

A vice-coordenadora do curso de Letras da UTFPR, Maria Ieda Almeida Muniz, também estava presente enquanto as bandas passavam o som na tarde do sábado. Acompanhada da colega de trabalho e coordenadora do mesmo curso, Marcia Andrea dos Santos, ela disse que a Virada estava sendo o assunto mais comentado pelos estudantes. “Os alunos estão vibrando. Toda hora ouvimos comentários sobre o que está acontecendo”, disse. Ela acredita que o incentivo pela cultura é muito importante e que a programação deveria se repetir com mais frequência na cidade.

Maria Ieda disse ainda que só não participou de outras atrações, como as peças teatrais que aconteceram durante a semana, por causa do horário de trabalho, mas que a UTFPR esteve envolvida indiretamente com a ação e que acha a iniciativa excelente.

Chamando a atenção em meio a todo o movimento, um pequeno fã da Confraria da Costa vibrava enquanto a banda passava o som. Raul, de apenas 6 anos, estava extasiado com a presença dos seus músicos preferidos. Sua mãe, Priscila Corteze, acompanhava a ansiedade do filho de perto e cantava junto com ele suas músicas preferidas. “Acho que é ótimo incentivar a cultura em Pato Branco. As pessoas que gostam dessas coisas precisam sempre estar procurando, porque o acesso é pequeno, as ações são escondidas. E reunir todo mundo em uma praça, jovens, crianças e adultos, para ouvir uma boa música, é uma coisa que deveria acontecer sempre”, acredita.

Shows

No início da noite, a chuva atrapalhou um pouco, mas, mesmo com ela, diversas pessoas saíram de casa carregando seus guarda-chuvas, como é o caso de Juceli Pedroso, que foi acompanhada de suas filhas e netos. Ela chegou à praça às 19h30 e só foi embora no fim do último show. “Vim para ver tudo. Não é sempre que temos oportunidade de ver tanta atração boa gratuitamente e, por isso, precisamos prestigiar”, falou. Mesmo com guarda-chuva, ela acredita que, se não tivesse chovido, o local estaria ainda mais cheio. “Mas a gente não derrete, não é de açúcar, por isso estamos aqui”, riu.

Juceli assistiu à Orquestra Sanfônica e Manchinha Trio embaixo da água, mas estava mesmo na expectativa de Tangos e Tragédias. “Também passei por aqui de manhã. Essa Virada é um belo trabalho”, afirmou.

A chuva deu uma trégua assim que a atração mais esperada da noite, pelo menos das pessoas entrevistadas, subiu ao palco. Música, humor, teatro e muita interação com o público. Conforme o prometido, Tangos e Tragédias trouxe humor e muita interação com público. Os dois personagens vindos de um país imaginário chamado Sbórnia fizeram um espetáculo de músicas do folclore sborniano, versões de canções brasileiras surpreendentes e também sucessos internacionais, que fizeram com que toda a plateia participasse das regências malucas e cantasse junto com a gaita e o violino, substituídos ora por teclado ou pandeiro.

Vestidos de piratas, os músicos da Confraria da Costa também trouxeram um show divertido e performático para fãs que vieram de toda a região especialmente para vê-los ao vivo. Ao contrário de toda a erudição do show anterior, foi a vez da banda trazer ao palco um som mais pesado, rápido e intenso, com referências ao rock do leste europeu.

Alex de Paula conferiu os shows e disse que a escolha da banda Prelúdio como atração local foi ótima, assim como da Confraria da Costa. “A galera da cena curte mesmo, e uma banda já conhecida do público fez a diferença. Além disso, é um estilo diferente do rock, que as outras pessoas que não conhecem estão habituadas a ouvir”, acredita.

Encerramento

Para encerrar a Virada Cultural e a Semana da Arte e Educação de Pato Branco foi realizada na manhã de ontem mais uma edição da Rua do Lazer. Segundo a diretora de recreação Adriana Manfredine, o projeto é uma realização da Prefeitura de Pato Branco e contou com a parceria dos organizadores da Virada.

“Aproveitamos para casar a edição da Rua do Lazer com a Virada Cultural, para que ela encerrasse a programação”, explica. “Mas esse é um evento que acontece todos os meses, um domingo por mês, aqui na frente da Feira do Produtor”.

As crianças puderam se divertir com várias atrações, como pintura, cama elástica, diversos jogos de equipe, carrinho de rolimã, slackline (andar na fita), entre tantas outras brincadeiras, todas longe da TV, videogame e computador.

As próximas datas previstas para a realização das atividades são 24 de novembro e 15 de dezembro, sempre domingos, das 9h às 12h.

Fonte: http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/cultura/21,40936,28,10,praca-presidente-vargas-foi-palco-de-diversas-atracoes-culturais.shtml


Para saber mais sobre Cursos Raízes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário