quinta-feira, 16 de maio de 2013

Raizes Culturais: Cinema sem Fronteiras


Acontece: Cinema sem fronteiras, Posse na academia, Dia das mães, Parabéns e outros




Fernanda Hallak: uma entre os profissionais audiovisuais que representaram o Brasil no Festival de Curtas de Oberhausen, Alemanha – Foto: Beni Jr. / Divulgação

A são-joanense Fernanda Hallak, diretora da Universo Produção, integrou a equipe de profissionais audiovisuais que representou o Brasil no Programa de Visitantes Internacionais, promovido pelo Instituto Goethe, durante o Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, de 2 a 7 de maio, na Alemanha.

Prestígio
Na ocasião foi apresentado o Cinema sem Fronteiras, programa internacional de audiovisuais promovido pela Universo Produção em Minas Gerais reunindo três importantes mostras anuais, diferenciadas e complementares: a Mostra Tiradentes em janeiro; a CineOP, em junho, em Ouro Preto; e a Mostra CineBH, em outubro. Todas exibem e discutem a produção contemporânea do cinema brasileiro, história, patrimônio, linguagens, estéticas e formas de inserção no mercado audiovisual. “Temos orgulho de trabalhar para a promoção e difusão do cinema brasileiro, gerando diálogo e intercâmbio entre culturas, ação estratégica para o desenvolvimento de um país”, afirma Fernanda.

Não por acaso que a Universo Produção marcou presença em Oberhausen. Em sua 59ª edição, longe do culto às tradições, buscou filmes com linguagem visual própria ao explorar novos ângulos e novas formas. O Brasil participou com os curtas A onda traz, o vento leva, de Gabriel Mascaro; e Quinha, de Caroline Oliveira, ambos em competição internacional.

Posse na Academia
Com toda organização que caracteriza as sessões solenes da Academia de Letras de São João del-Rei, tomou posse no dia 14 de abril a nova diretoria da instituição. A novidade é o mandato que passa de dois para três anos, ficando os novos acadêmicos eleitos até 2016. Os novos presidente e vice-presidente são Wainer de Carvalho Ávila e Zélia Maria Leão Terrell. Como secretário foi empossado Luiz Fernando Borges e o tesoureiro, agora, é José Egídio de Carvalho. Pelo conselho fiscal respondem José de Carvalho Teixeira, Murilo Geraldo de Souza Cabral e Pedro Henrique Santana Pereira.


O presidente Wainer Ávila e a vice, Zélia Leão (ao centro), com o tesoureiro José Egídio (esq.) e o secretário Luiz Fernando Borges (dir.) – Foto: Dimas Fotografia / Divulgação

Reunião especial
A eleição aconteceu em reunião especial, tendo o presidente interino da casa, João Bosco de Castro Teixeira, dado posse à nova diretoria com procuração do novo presidente, que se encontrava em Paris. O acadêmico Musse João Hallak tomou posse em seu nome. De volta ao Brasil, Wainer Ávila presidiu a primeira reunião do novo mandato no domingo, 28 de abril, agradecendo a todos pela confiança nele depositada. O mandato anterior foi do acadêmico José Cláudio Henriques.

Dia das Mães
Ter com quem contar, porto seguro, em todos os dias, mar calmo ou revolto; ter com quem dividir sonhos, conquistas, decepções, alegrias e tristezas; ter com quem falar, rir, desabafar, brincar, ter proteção e apoio, refúgio garantido. Ter com quem se energizar e, fortalecido, encontrar paz e esperança; ter reza forte, torcida garantida, advogada de defesa. Ter mãe é ter tudo, gratuitamente. Por isso, no dia dedicado a ela (e sempre), não se esqueça do abraço apertado, do cartão que emociona, do tempo sem pressa para ficar junto.


Patrícia Resgalla e seu trio precioso: Natália, Érika e Renata – Foto: Acervo Pessoal


Rodrigo, filho de Renata, filha de Liginha, filha de Lígia Vellasco: três gerações de mães na família Almeida Magalhães – Foto: Acervo Pessoal



Parabéns
Maria de Lourdes Pinto Camarano foi a aniversariante da última quinta-feira, 9, e como era de se esperar, a data não passou em branco. Há 24 anos atuando como bibliotecária no 11º BI e contando com a amizade de gerações de militares, D. Lourdinha foi saudada por integrantes da Banda do Quartel, que homenagearam a estimada aniversariante à porta de sua casa tocando Amigos para sempre, entre outras músicas de sua predileção. Ela merece!

Tempo de celebrar
O casal Rosa e Durvalino Machado, residente em Santos Dumont, completa 55 anos de casamento no dia 17 de maio. E para celebrar as Bodas de Ametista escolheu, além da cidade em que mora, o município de São João del-Rei, onde se estabeleceram os filhos Vicente e Juliane Menezes Machado. Em honra às cinco décadas e meia de feliz união, a família se reúne em Ação de Graças amanhã, na tradicional missa das 9h15, na Igreja de São Francisco. A data se torna ainda mais festiva quando, oportunamente, os três filhos do casal, Rosa, Vicente e Juliane; além dos netos Caio e Mariana celebram, junto a D. Rosa, o Dia das Mães. Dupla e merecida comemoração!

Tiradentes em Cena
Bons ventos nos trazem a São João del-Rei, cidade que considera como sua terra natal, o ator, diretor e dramaturgo Otávio Neves, hoje morando no Rio de Janeiro. Em SJDR, Otávio celebrizou-se com suas peças infantis como Emília no Reino da Cuca, Cinderela, Os Três Porquinhos, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e O Pequeno Príncipe, todas com adaptações próprias; e trabalhos autorais como Fírilacos e Artirania, entre outros, sempre levantando poeira. Hoje, membro da Sociedade dos Autores Teatrais na cidade do Rio de Janeiro, traz à primeira Mostra de Teatro de Tiradentes, de hoje até o próximo sábado, o texto Luz versus Noturno, já trabalhado num ciclo de leitura no Rio.

Mescla de talentos
Luz versus Noturno tem como protagonista e diretor o ator Luciano Quirino, premiado no teatro com Otelo, dirigido por Diogo Vilela. No cinema, Luciano participou dos filmes Domésticas, direção de Fernando Meirelles; Carandiru, de Hector Babenco, entre outros. Na televisão atuou em Laços de Família, de Manoel Carlos; Essas Mulheres, de Flávio Colatrello. na minissérie Mad Maria, de Benedito Ruy Barbosa; e na série da FOX, 9 mm. Luciano Quirino contracena com a atriz Marília Passos, também com várias experiências em cinema depois de protagonizar a novela Coração de Estudante, da Globo, com a personagem Paty. A pedido do autor, a apresentação em Tiradentes conta com a participação de dois atores são-joanenses: Conrado Medeiros e Josi Maia, hoje residente em Belo Horizonte. A leitura será amanhã, domingo, às 21h30 no Centro Cultural Yves Alves, Tiradentes, após o espetáculo Repétition, com Roger Gobeth, dirigido por Walter Lima Jr.

Iptan no Altas Horas
O consagrado programa Altas Horas, conduzido pelo apresentador Serginho Groisman, contou com público vibrante no último sábado: os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto Presidente Tancredo Neves (Iptan). Entre os convidados, a atriz Luana Piovani e os cantores Jair Rodrigues, Burno e Marrone, César Menotti e Fabiano entre outros. Para o coordenador do curso de Administração, professor Leonardo Henrique Silva, que organizou a ida dos alunos aos estúdios da Globo, em São Paulo, a experiência foi muito proveitosa “Nosso objetivo é proporcionar a interação entre os alunos numa atividade puramente de lazer”, avaliou ele, que em setembro do ano passado coordenou outra excursão, dessa vez ao Programa do Jô.


Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Tecnologia da Informação com Serginho Groisman na gravação do Programa Altas Horas – Foto: Acervo Pessoal

Diálogos culturais
Profissional cada vez mais necessário no cenário contemporâneo, o gestor cultural é um promotor e um agente de mudanças capaz de criar políticas para incentivar a construção de equipes e fomentar redes de diálogo, intercâmbio e espaços de encontro, resultado de estudo e pesquisa do ambiente cultural no qual o serviço deve ser trabalhado. Pensando nisso e lutando para o reconhecimento profissional do setor, a Associação Argentina de Gestores Culturais Universitários (AAGeCU) organizou um encontro para o intercâmbio de experiências e projetos entre gestores culturais: Diálogos Culturais: hacia la profesionalización del gestor cultural, dia 27 de abril, em Mar del Plata.

Intercâmbio de idéias
Entre os profissionais convidados, Alzira Agostini Haddad, que representou o Brasil, apresentando os projetos da Atitude Cultural e o Banco de Dados e Imagens SJDRT. Como principal diretriz desse trabalho, a valorização da identidade cultural urbana, assim como o favorecimento para a intensificação de atividades sócio-culturais capazes de dar sustentabilidade à preservação do patrimônio: “É preciso cuidar para que as ações não se guiem só pela lógica da economia, mas, principalmente, pela lógica do interesse coletivo”, disse Alzira, feliz com a receptividade do projeto em Mar del Plata. “Eles gostaram muito da experiência de ‘radiografar’ a cidade de forma interativa e abrangente como temos feito aqui”, completou.


Alzira Agostini Haddad, da Atitude Cultural, entre Maria Teresa Cesanelli, especialista em educação e novas tecnologias; e Alícia Prosperi, coordenadora do evento em Mar del Plata – Foto: Divulgação

O evento contou com dissertações, mesas de diálogos, stands de expositores e relatos de projetos. “Foram dez dias, entre Mar del Plata e Buenos Aires, e ali registrei os bons exemplos daquelas cidades, que são muitos, no que se refere ao patrimônio. Há muitos museus e riqueza preservada”, destacou Alzira.

LUXO E LIXO
Luxo são as parcerias entre o Governo de Minas e entidades assistenciais da região, a exemplo da verba conseguida pelo deputado Rômulo Viegas, que beneficiou a Fraternidade Sagrado Coração de Jesus.
Lixo é a atitude de quem não respeita as faixas de pedestres nas ruas da cidade. Reclamações sobre o assunto e flagras assustadores foram apresentados pela TV Campos de Minas em matéria especial.

fonte:http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário