quinta-feira, 21 de março de 2013

Maracatu Baque da Mata abre inscrições de oficinas gratuitas de percussão

Aulas ocorrem na quadra da Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu

Mesmo com a chegada do outono, o primeiro grupo de maracatu da Baixada promete esquentar o clima e tomar conta da casa do samba todas as quintas-feiras, agora em novo local. O grupo iguaçuano Baque da Mata oferecerá gratuitamente oficinas de maracatu na quadra da Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu, a partir das 19h.

As aulas serão compostas por um conjunto de atividades que mesclarão teoria e prática visando proporcionar o contato com a cultura popular do Maracatu, através de conceitos básicos do ritmo, disponibilizando aos alunos todos os instrumentos e técnicas de percussão como gonguê, alfaia, ganzá e agogô. As aulas do grupo acontecem às quintas-feiras, a partir de 19h

O grupo é o primeiro a abordar o maracatu na Baixada Fluminense e conta atualmente com 15 ''batuqueiros'', como são popularmente conhecidos os percussionistas do ritmo. O Baque da Mata acredita que é possível descobrir e incentivar a geração de novos músicos, percursionistas e dançarinos dispostos a participar com alegria e responsabilidade deste movimento - que se reconhece consciente de sua real missão: divulgar com cunho social e ecológico um dos segmentos mais ricos e plurais da cultura popular brasileira.

Apresentações, cortejos, ensaios abertos e demais intervenções artísticas também fazem parte das atividades do Coletivo. Desde setembro de 2012, as oficinas gratuitas e abertas transformam as ruas e demais espaços públicos em pontos de resistência cultural brasileira na cidade.

Fundado em 2011, o Maracatu Baque da Mata reúne amigos e percussionistas apaixonados pelo ritmo para difundir a cultura regional brasileira aliando a arte às questões sociais e ambientais da região. Como a maioria das manifestações populares do país, é uma grande mistura das culturas africanas, indígenas e europeias.

A batida, ou ''baque'', surgiu inicialmente de forma despretensiosa para o grupo de Nova Iguaçu. Após mergulhos em estudos e pesquisas do maracatu de baque virado de Recife, a frequência de encontros e o aumento do número de interessados em aprender a tocar os instrumentos, surgiram as oficinas livres.

Os interessados devem se inscrever na própria escola - sempre no horário das atividades.

Serviço:

Oficina de Maracatu do Baque da Mata

Local: GRES Leão de Nova Iguaçu - Rua Mário José da Fraga, nº41. Bairro: Santa Eugênia, Nova Iguaçu/ RJ

Data: sempre às quintas-feiras

Hora: 19h


Se você é um profissional da arte se inscreva na agência virtual profissionaisdaarte.com

Para saber mais sobre Cursos Raizes Culturais acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário